Pular para o conteúdo principal

Inflação em 2013 pode ser menor que no ano passado, diz secretário

Apesar de o Banco Central (BC) ter elevado para 6% a previsão de inflação para este ano, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse que a equipe econômica continua trabalhando com a possibilidade de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrar o ano abaixo dos 5,84% registrados em 2012. Segundo ele, a queda no preço dos alimentos e de bens duráveis e não duráveis permite que essa possibilidade seja considerada pela Fazenda.

“Um IPCA menor que o de 2012 é uma possibilidade e o governo está trabalhando com isso. Diversos produtos que pressionaram a inflação nos últimos anos, como o tomate e o arroz, têm apresentado queda consistente. Os alimentos, que chegaram a responder por 50% do IPCA em vários momentos nos últimos dois anos, hoje só representam 25% do índice”, explicou. Holland mencionou ainda os itens da cesta básicos, que foram desonerados em março e, segundo ele, também contribuíram para a queda do preço dos alimentos.

O secretário também destacou um recuo nos preços de bens duráveis e não duráveis. Segundo ele, isso pode ser traduzido pelo índice de difusão do IPCA, indicador que mostra o percentual de preços que subiram nos meses pesquisados. “Em janeiro, o índice de difusão chegou a 75% dos preços. Em maio, estava em 61,6%”, ressaltou.

Em relação à alta do dólar, que pode pressionar a inflação por causa das mercadorias importadas ou com componentes importados, Holland disse que ainda é preciso esperar o momento de turbulência no sistema financeiro internacional passar para saber em que nível o câmbio se acomodará. “Tivemos uma revisão na paridade atual, mas não sabemos exatamente para onde o câmbio vai. Temos de acompanhar um pouco mais antes de fazer uma estimativa sobre o impacto do dólar na inflação”, declarou.

Apesar do aumento da moeda norte-americana, o secretário alegou que os repasses do câmbio para a inflação no Brasil estão cada vez menores: “A taxa de transferência das variações do câmbio para a inflação são declinantes”.

O secretário fez as declarações ao comentar a definição da meta de inflação para 2015, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Embora tenha ressaltado que a inflação esteja sob controle e descartado o risco de que o IPCA estoure o teto da meta (6,5%), Holland não quis projetar um prazo em que o índice convergirá para o centro da meta.

“Esperamos que a inflação chegue à meta no médio prazo, como é no regime de metas quando temos um quadro de choque de oferta. A inflação tem estado nos últimos dez anos controlada e dentro dos intervalos de tolerância estabelecido”, explicou o secretário. De acordo com ele, o intervalo de tolerância existe justamente para permitir a acomodação de choques de oferta, como as secas e as chuvas que elevaram o preço dos alimentos, sem comprometer a atividade econômica.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Enfermagem na Representatividade Politica

  Por anos, a categoria de Enfermagem vem buscando alcançar através de árduas lutas suas dignidade profissional, mediante a complexidade das teorias, conceitos, princípios e processos que a regem. Democraticamente, a população, através de eleições periódicas, escolhe seus representantes nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo. Sendo o Legislativo, responsável por elaborar o conjunto de leis que regem a vida das pessoas para o funcionamento do Estado, é importante que se tenha representante da referida categoria para defender os seus direitos e a sua valorização, enquanto profissional da Saúde. Para isto, torna-se necessário, maior determinação desses profissionais da Enfermagem, conhecer mais de perto esse universo político, (que faz parte do dia a dia de todo cidadão brasileiro) para de fato, entender, participar e saber cobrar dos seus representantes, ações (projetos de leis) concretas e ágeis que venham contemplar as necessidades, os direitos desses trabalhadores. E através

Mulher dança mostrando a vagina em festa de rua na Ribeira

Moradores da região ficaram chocados com a falta de respeito Em uma festa de rua no bairro da Ribeira na semana passada, uma mulher chocou moradores protagonizando uma dança para lá de esquisita. Ela levantava o vestido, chegando a puxar o biquíni para mostrar a parte íntima. A ‘dançarina’ ainda permitiu que o público esfregasse notas de dinheiro na vagina dela. Segundo a polícia, o acompanhamento realizado em festas só ocorre quando há um pedido oficial feito da produção de eventos formais. Em casos como a festa onde a ‘artista’ se apresentou, em que populares festejam ao som de automóveis, a polícia só atua quando é acionada ou se houver flagrante durante uma ronda. Foto: Reprodução Foto: Reprodução Foto: Reprodução

BOMBA ANDERSON SILVA VENDE DERROTA CONTRA WEIDMAN

Talvez, isso explique a razão do lutador Minotauro ter declarado a seguinte frase: "Se as pessoas soubessem o que aconteceu na derrota do Anderson, ficariam enojadas". Todos os brasileiros ficaram chocados e tristes por Anderson ter perdido o cinturão, em Vegas. Não deveriam. O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e al guns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e o Gazzeta delo Sport e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos. Fato comprovado: Anderson Silva VENDEU o cinturão do UFC. O staff do lutador foi avisado, às 13:00 do dia 6 de julho (dia da luta), em uma reuniao envolvendo o Sr.Dana White , o corner Pedro Rizzo e o sr Lorenzo Fertitta. A princípio muito contrariados, os corners e Anderson se recusaram a trocar o cinturão. A aceitação veio através do pagamento total dos prêmios, US$ 70.000,00 para cada membro do