Tropas permanecem nos complexos da Penha, do Alemão e da Maré. Dois militares foram mortos na operação desta segunda (20). Moradores são orientados a não sair de casa.
omens das forças de segurança continuam ocupando comunidades da Penha, do Alemão e da Maré, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (21). Pela primeira vez desde o começo da intervenção, militares morreram em ação. Dois homens do Exército perderam a vida em confronto com bandidos.
O militar João Viktor da Silva, de 21 anos, foi morto no Complexo da Penha, por volta das 17h40, após ser atingido na cabeça. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu.
Pela manhã, o cabo Fabiano de Oliveira Santos morreu após ser atingido no ombro por disparo na localidade conhecida como Serra da Misericórdia. O militar foi socorrido, mas morreu antes de ser hospitalizado.
Além de Fabiano, o soldado Marcus Vinícius Viana Ribeiro foi ferido na perna durante a mesma troca de tiros, mas foi hospitalizado e não corre risco de vida.
Balanço da operação na segunda-feira:
- 2 militares mortos e outro ferido
- 5 suspeitos mortos
- 60 presos
- 4 granadas, 2 pistolas e 552 kg de droga apreendidos
- 2 carros recuperados
- 550 mil moradores de 26 comunidades afetados
- De acordo com relatos de moradores, muitas pessoas não conseguiram sair de suas casas em função da intensa troca de tiros. A orientação teria partido dos próprios militares.