“A realização deste encontro, com ampla programação, é uma oportunidade para que estudantes e profissionais possam absorver um conteúdo único com grandes expertises da enfermagem. Com isso, pretendemos potencializar a qualificação dos profissionais, para que possam se destacar no mercado de trabalho com foco no cuidado e acolhimento da saúde da nossa população”, destacou Holmes, ao informar que vai acompanhar direto do Senado Federal a votação do Projeto de Lei 2564, que institui o piso salarial nacional dos profissionais de Enfermagem. “Vamos cobrar dos senadores a aprovação deste importante projeto que vai impactar diretamente na valorização de toda a categoria”, disse.
Presente à solenidade de abertura, o médico Fábio Villas Boas, ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, defendeu a aprovação do piso salarial da Enfermagem. “Esta é uma categoria que sofre por desvalorização por causa da baixa remuneração praticada no mercado”, disse ao acrescentar que defende que o Estado oferte mais vagas de primeiro emprego para dar oportunidades aos mais jovens. “A formação no campo da enfermagem é superior à capacidade de absorção do mercado de trabalho”, completou.
A técnica de Enfermagem Roseli Oliveira Almeida, especialista em saúde coletiva e saúde pública, abordou o tema principal do encontro: “O protagonismo dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem nas políticas de Saúde”. De acordo com Roseli, os auxiliares e técnicos de Enfermagem devem investir em conhecimento científico, para se destacarem na profissão. “A gente precisa sair da passividade e dizer à sociedade sobre a nossa importância, lutar pelos nossos direitos e pela nossa dignidade. Precisamos também abandonar a cultura da subordinação e participar de formulações e decisões”, disse.
O encontro contou com cursos ministrados pela enfermeira Monalisa Viana SantÁnna, enfermeiro Iranildo Ribeiro, enfermeira Vanessa Paes Santana D’Ávila e pelo enfermeiro Alan Silva Santos, além da palestra da técnica de enfermagem Josenira Nascimento Silva, que abordou o tema “A Politização dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem”.
Também participaram do 9º EBATE a coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Técnico Irmã Sheila, Milene Mercês Lima e o diretor do Sindicato dos trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado da Bahia (Sindprev-BA), Valdemir da Silva. O evento contou com todos os cuidados e protocolos específicos, devido a pandemia da Covid-19.